Olá PetLover! Tudo bem com você? Bom, a grande maioria dos gatos, ao receber atenção suficiente de você, simplesmente resolvem te ignorar. Já outros, no entanto, vão beliscar sua mão.
Mas, e qual o motivo deles fazerem isso?
Você não está machucando ele, apenas acariciando, então pode ficar confuso.
Isso ocorre porque alguns gatos ficam super estimulados facilmente.
O simples acariciar os fazem se sentirem machucados, já o ato de retribuir com uma mordida alivia um pouco dessa tensão.
Outros simplesmente nunca aprenderam que morder era um comportamento inadequado.
Não há consenso sobre exatamente por que alguns gatos mordem e outros não, mas existem alguns sinais de alerta que você pode procurar e que podem ajudá-lo a evitar ser mordido:
Observe o rabo do seu gato
Se a ponta do rabo estiver começando a se contrair, isso é um sinal claro de que o gato está ficando irritado.
Ao contrário dos cães, os gatos não têm aquele costume de abanar o rabo.
Outro sinal a ser observado é o movimento da orelha
Todo dono de gato está familiarizado com as orelhas achatadas de um gato bravo, mas a essa altura, é tarde demais se você já estiver sendo mordido.
Porém, caso esteja ainda no começo do carinho, preste atenção no momento em que as orelhas começarem a virar para os lados.
Esta é uma indicação de que seu amigo peludo está ficando agitado.
Ao observar isso, pare de acariciar rapidamente e você poderá evitar ser mordido.
Com aqueles gatos que tendem a morder quando se sentem tensos, é bom seguir o que foi apelidado de regra dos sete tempos.
Permita-se acariciar seu gato apenas sete vezes para começar. E então pare.
Isso geralmente é curto o suficiente para não criar uma agitação no gato.
Eventualmente, você pode adicionar outra sequência de carinhos e depois outra, mas faça isso lentamente ao longo do tempo.
Isso dará ao seu gato tempo para se preparar para ser acariciado.
Assim como algumas pessoas preferem não ser tocadas, alguns gatos também são desse jeito.
Aprender a reconhecer os sinais de alerta ajudará a evitar a raiva de sua parte e a irritação do seu gato. Isso vai deixar vocês dois mais felizes.
Agora que você entendeu que é muito importante entender o fato de que os gatos pode sim morder ao se sentirem incomodados com certos tipos de carícias, queremos te mostrar algo que também pode te ajudar a melhorar sua relação com o seu gato:
Temos uma oportunidade exclusiva para você que acompanha o Blog Um Amor de Pet.
Você terá a chance de garantir o Combo de livros digitais de Alimentação Saudável que irá te auxiliar entender sobre quais alimentos podemos dar ao gato e resolver de uma vez por todas os problemas que uma má alimentação pode causar em sua saúde bucal, sem esquecer da importância de cada nutriente.
É só clicar no link logo abaixo:
>> Quero melhorar a saúde do meu pet e aproveitar os bons momentos <<
Esse conteúdo foi útil? Compartilhe com quem ama os Pets como nós, e vamos disseminar esse amor e cuidado aos animais que tanto amamos. Eles merecem.
Até a próxima.