Os cães podem sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo

Olá PetLover! Tudo bem com você? Alguns cães são propensos a se tornarem vítimas do transtorno obsessivo-compulsivo quando estão sob estresse.

O estresse pode causar o início repentino ou gradual da doença. O padrão de comportamento que surge dependerá de cada raça em particular.

Em geral, raças grandes de cães que têm o pelo comprido e as raças de pastoreio podem perseguir ou esconder coisas e uma raça predatória pura pode morder facilmente, colocar a boca ou perseguir objetos.

Todos estes têm comparações humanas. Os cães têm comportamentos que são essencialmente normais, porém que ficam estranhos se realizados repetidamente e fora de contexto em um curto prazo de tempo

O mesmo ocorre com os humanos. Como por exemplo, não há nada de errado em lavar as mãos repetidamente, mas se você lavar as mãos várias centenas de vezes ao dia, isso sim se tornará um grande problema.

Os psiquiatras tratam os problemas humanos caso a caso, estudando particularmente como cada humano está agindo.

Já os veterinários permanecem divididos quanto à importância dos comportamentos excessivamente repetitivos realizados pelos caninos.

Alguns acham que pode ser nossa tentativa de humanizar nossos animais de estimação, mas outros não têm tanta certeza disso.

 

Seja qual for a causa, isso se tornou muito presente na vida de alguns cães.

 

Os cães podem sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo

 

O costume de se lamber para o cachorro, assim como para os gatos também, é equivalente à lavagem das mãos no costume do ser humano.

Os cães afetados lambem os pulsos ou as patas excessivamente, limpando-se ou escovando-se até que a pele nessas regiões fique mais sensível.

Por anos, ninguém sabia o porquê dos cães se envolverem nesse comportamento sem sentido algum.

Agora, os veterinários estão vendo a ligação do TOC e, com esse entendimento, são capazes de tratar a doença de maneira muito mais eficaz.

A inflamação proveniente de tanto ter se lambido, afeta principalmente raças maiores de cães, como labradores, Golden Retrievers, Dogues e Dobermans.

A suscetibilidade individual e as influências ambientais também são necessárias para a plena expressão do seu comportamento.

Os animais afetados são geralmente ansiosos, sensíveis e tensos e podem dar a impressão de um transtorno de ansiedade generalizada.

Os fatores ambientais incluem vários estresses e situações de conflito, incluindo ansiedade de separação ou tédio.

 

E esse foi mais um artigo do blog Um Amor De Pet, se você chegou até aqui, seu animal de estimação é um felizardo de ter você como tutor dele. Meus parabéns. 

Esse conteúdo foi útil? Compartilhe com quem ama os Pets como nós, e vamos disseminar esse amor e cuidado aos animais que tanto amamos. Eles merecem

 

Até a próxima.

Se você gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais

Inscrever
Notificação de
0 Comentários
Feedbacks no texto
Ver todos comentários