Olá PetLover! Tudo bem com você? Provavelmente não há nada mais frustrante para o dono de um gato do que acidentes na caixa de areia.
Na verdade, os acidentes habituais na caixa de areia são a principal razão pela qual os donos entregam seus gatos a abrigos de animais.
Quando seu gato se recusa a usar a caixa sanitária, geralmente há um motivo por trás.
Antes de ficar irritado com a incapacidade do seu gato de chegar à caixa de areia, aqui estão algumas causas comuns para esse problema.
Quando a caixa de areia está suja
Uma das principais razões pelas quais um gato começa a se recusar a usar a caixa de areia é porque sua própria caixa de areia está suja.
Muitos gatos são extremamente exigentes quanto ao estado de sua caixa de areia, enquanto outros a usam, não importa o quão cheia ela pareça.
Se o seu gato sofrer um acidente com a caixa sanitária, o primeiro lugar que você deve verificar é a caixa sanitária.
Alguns animais de estimação preferem que a caixa sanitária seja limpa após cada uso.
Embora isso seja demorado para você, pode ser uma solução simples para o problema.
Você deve começar uma rotina diária de limpeza da caixa do seu gato e pode descobrir que isso resolve o seu problema.
Outro problema comum relacionado à caixa de areia é que não há caixas de areia suficientes para o número de gatos que você tem.
Por exemplo, se você tem quatro gatos em sua casa, também deve ter pelo menos uma caixa sanitária para cada gato.
Os gatos gostam de ter seu próprio espaço, e isso também vale quando se trata de sua caixa de areia.
Na verdade, muitos veterinários recomendam que, mesmo que você tenha apenas um gato, você deve ter pelo menos duas caixas sanitárias de areia.
Além disso, quando se trata de acidentes com a caixa de areia, observe o tipo de cama que você está usando e o tamanho e formato da caixa de areia.
Se você tiver uma caixa de areia de bandeja sem tampa, talvez seu gato se sinta mais seguro em uma caixa fechada.
Se você tem um gato mais velho ou um filhote, pode ter dificuldade para entrar e sair de uma caixa superior fechada.
Além disso, observe o tipo de cama que você usa
Seu gato pode ser extremamente exigente com o cheiro ou a textura da cama.
Muitas pessoas preferem usar algo descartável, como por exemplo papelão ou jornais, entretanto, muitos gatos não usam este tipo de cama, pois gruda nas patas e não fica confortável.
Você também pode observar e descobrir que a cama que usa, está causando uma grande quantidade de poeira que é bastante desagradável para o seu gato.
Problemas de saúde
Seu gato pode se recusar a usar a caixa sanitária por causa de problemas de saúde.
Se você tentou todas as dicas acima e nada parece estar funcionando, então é hora de visitar o seu veterinário.
Gatos com problemas de bexiga, infecções do trato urinário, insuficiência renal e diabetes são mais propensos a acidentes com a caixa de areia do que gatos saudáveis.
Você precisa levar seu gato ao veterinário e fazer um exame de saúde completo para descobrir se ele está sofrendo de alguma doença.
Se for este o caso, o veterinário pode receitar alguns medicamentos para ajudar o seu gato.
Hábito e o território do seu gato
Se o seu gato esteve doente ou parou de usar a caixa sanitária por qualquer motivo, você pode descobrir que ele voltou aos velhos hábitos de ignorar a caixinha.
É extremamente importante que, quando o seu gato sofrer algum incômodo com a caixa de areia, você limpe bem a área para se livrar de quaisquer odores que possam permanecer.
Além disso, seu gato pode não ter parado de usar a caixa sanitária, mas em vez disso, ele está marcando seu território.
Isso é especialmente comum em famílias com vários gatos ou quando você traz um novo animal de estimação para dentro de casa.
Isso também é mais comum em machos do que fêmeas, pois mesmo os gatos machos estando castrados podem marcar seu território borrifando urina.
Ao perceber qual o motivo do gato estar tendo acidentes com a caixa de areia, você pode rapidamente encontrar uma solução, seja ela seguindo as dicas ou levando ao seu veterinário.
Tudo isso requer tempo e paciência, que é muito mais importante do que se livrar do gatinho.
E esse foi mais um artigo do blog Um Amor De Pet, se você chegou até aqui, seu animal de estimação é um felizardo de ter você como tutor dele. Meus parabéns.
Esse conteúdo foi útil? Compartilhe com quem ama os Pets como nós, e vamos disseminar esse amor e cuidado aos animais que tanto amamos. Eles merecem.
Até a próxima.