O conceito de alimentação natural está em ascensão dentro do setor Pet. Sua disseminação tem sido mais lenta, pois grandes indústrias se sentem incomodadas com esse mercado, até porque atualmente o mercado pet gira uma economia na casa dos bilhões, todos os anos e crescendo.
Grande fatia desse faturamento está no setor de Pet Food, onde as rações convencionais dominam o setor com rações básicas, premium e super premium.
Rações essas que acabam fazendo grande mal para esses animais, e gerando mais despesas aos donos, com remédios e internações.
Enquanto as grandes indústrias de rações enchem o bolso, nós donos e pais de pet, gastamos até quando não podemos, pelo bem estar do nosso amiguinho.
Por isso, ainda temos dificuldade de encontrar informações quando o assunto é ALIMENTAÇÃO NATURAL. Esse é um dos motivos de estarmos aqui, fazendo frente.
Para ter uma noção básica, há faculdades e universidades que nem tratam do assunto em suas salas de aula. Muitos veterinários foram buscar estudos e conhecimento fora do país.
É interessante, porque faz parecer muito que eles não querem que a decisão de alimentar seu animal com rações industrializadas ou alimentação natural esteja em suas mãos.
Cada dia mais os tutores de cães e gatos estão trocando as rações por dietas preparadas com alimentos frescos, alimentação natural.
Desde a antiguidade cães e gatos fazem parte da história da humanidade. Desde o antigo Egito, como vemos em pinturas da época.
O mais interessante a se pensar nisso, pois, as rações só existem desde de o século XVII. O que nos leva a pensar em qual seria a alimentação desses animais na época:
- Carnes;
- Vegetais;
- Legumes;
- Frutas;
Segundo Billinghurst: “a dieta crua corretamente formulada é a mais completa e balanceada possível”, pois provê todos os nutrientes essenciais conhecidos e, ao contrário de monodietas, não apresenta erros sistemáticos com relação a excessos ou carências nutricionais que ainda podem ser desconhecidas ou pouco estudadas e não sabemos aproximadamente”
E cá entre nós, essa é uma alimentação muito mais saudável.
Os nutrientes estão todos ali, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Com uma dieta balanceada, nutritiva e saudável.
Estudos mais recentes continuam reafirmando que a alimentação natural é uma excelente opção para a nutrição de cães e gatos. Em 2019, um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul afirmou: “Alimentos naturais, se bem balanceados, são ótimas opções para tutores com motivações pessoais, ou para o tratamento de enfermidades em animais”
Então porque achar que rações são a melhor opção de alimento, quando na verdade estão longe de ser?
As rações foram criadas com o intuito de entregar o mínimo para seu animal, para “matar a fome” diga-se de passagem, mas, nós sabemos que não é isso que eles merecem e muito menos o que eles precisam.
Sabe aquelas fotos com pedaços de carne, de vegetais que aparecem no pacote? Eles ficam apenas na imagem, mesmo.
Isso porque existem diversas categorias de rações, das mais baratas até as mais caras, como as premiuns e Super premiuns, que ainda assim deixam a desejar quando o assunto é nutrição, vitaminas e minerais.
As rações mais baratas não conseguem entregar uma carga nutricional digna para o organismo do animal, já as mais caras, aliás, MUITO CARAS, não cabem no bolso da população em geral que amam seus animais e querem o melhor para elas. Na maioria das vezes, para não dizer todas. Elas são produzidas apenas por grãos, na maioria das vezes com milho e soja, o que a torna seca, sem sabor e proporciona uma alimentação monótona.
Por isso algumas ainda utilizam corantes, temperos e sódio, pois sabem que o olfato do animal é aguçado e acabam enganando-os pela confusão dos sentidos. Inclusive, um artigo encontrado na base de dados da Unesp, afirma que, os corantes das rações tendem a alterar o comportamento do animal, prejudicando o seu bem-estar e sua saúde em geral.
Nas rações mais caras, talvez não encontre corantes, algumas se dizem hipoalergênicas, mas não cabem na realidade financeira da maioria da população brasileira. A alimentação por meio da ração, pode ocasionar em outros males. Por ser uma alimentação seca, ela pode causar desequilíbrios no organismo do pet, causando desidratação e ressecamento. Se tornou comum e frequente casos de cães e gatos que sofrem com cálculo renal, doenças gástricas e até doenças no fígado, causadas pela má alimentação à base de ração e produtos industrializados.
Essa revisão realizada pela UniAGES, trouxe o seguinte dado: “Quando há um elevado aumento no consumo dessas rações secas, o animal tem uma dificuldade para urinar, consequentemente, irá alterar o trato urinário desses animais. Essas concentrações já formadas são conhecidas como cálculo, urólito ou, popularmente, pedra. Ainda pode-se dizer que é uma das principais queixas nas clinicas e hospitais veterinários “
Imagine que você vivesse se alimentando apenas de produtos congelados, processados e industrializados? Com quanto tempo seu organismo sentirá os malefícios desse tipo de dieta? Dias, semanas, meses….
Agora, só de imaginar um animal de estimação nessa situação, já podemos perceber o mal causado por esse tipo de alimentação.
Mas acredite, eles não querem que você saiba a verdade. No ano de 2016, a empresa Netflix, colocou em sua plataforma um filme/documentário que conta sobre a produção de ração nos Estados Unidos, a má regulamentação e as consequências disso na saúde dos animais.
Um estudo realizado na Universidade Federal de Lavras, demonstra que desde meados de 2007, houve uma reestruturação no modo de alimentar os animais domésticos. Aproximadamente na mesma época em que foi descoberto os erros regulamentares das rações.
Se nos Estados Unidos, as rações são burladas, adulteradas e mal inspecionadas, será que se pode confiar nas rações daqui? Quantos cães e gatos não devem ter sofrido com doenças e alergias por isso?
Esse documentário incomodou tanto que houve uma pressão das grandes marcas de rações para que fosse retirado do ar. E eles conseguiram.
Talvez a saúde dos animais, não seja tão importante assim para eles, como é dito nas embalagens de ração.
Para concluir, em 2016 a Universidade Tecnológica do Paraná, decidiu estudar algumas rações e concluiu que havia divergências entre a ração e os dados apresentados no pacote, ou seja, no Brasil as rações já não apresentam qualidade e nutrientes bons para alimentação do animal.
Por essas ocasiões que o mercado de alimentação natural tem crescido no Brasil. Você consegue entregar mais qualidade e mais nutrientes para o seu animal enquanto não gasta rios de dinheiro com rações caras que não são a melhor escolha para a saúde do seu pet.
E a pergunta que fica é a seguinte: “Você tem um animal de estimação para sua companhia, para tratá-lo bem ou mal?”
Se você está aqui, lendo este texto, eu sei que você é uma pessoa que se preocupa com os animais e leva a saúde do seu pet a sério.
Mas, muitas vezes está recebendo uma instrução não assertiva. Ter essa clareza, saber caminhos e possibilidades alternativas, dará a você a chance de fazer a melhor escolha.
Os animais foram criados verdadeiramente para uma alimentação natural, desde o princípio dos tempos.
Veja os seus dentes (sempre afiados), o pH do estômago (capaz de fazer uma boa digestão de carnes e vegetais), seu sistema intestinal e metabólico (a facilidade de absorção dos nutrientes pós refeição natural). Tudo funciona bem e com uma certa rapidez, para que seja assim a alimentação realizada.
Fora os benefícios que seu animal ganharia por estar voltando às origens, de uma alimentação natural e de verdade, está no seu instinto. Seus antepassados não foram criados para comer ração, mas, comidas naturais no dia a dia.
A Doutora em zootecnia Janine França, faz uma ressalva em seus estudos de que, os alimentos naturais são fontes de alto valor nutricional, mas é necessário tomar todo cuidado no preparo, assim como temos em nossa alimentação.
Há métodos de segurança para a produção das comidas naturais, mas são simples e tranquilas.
E com isso seu animal se beneficiaria de inúmeras coisas, como: Seu pelo voltaria a brilhar mais e a cair bem menos, seus órgãos não seriam sobrecarregados para metabolizar algo artificial e industrializado.
A saúde iria melhorar, a qualidade de vida aumentar e consequentemente ele viveria mais anos ao seu lado e com muito mais vitalidade.
E não acaba por aí….
Seu animal terá menos chances de ter doenças na pele, alergias, cálculo renal.
Além de evitar que ele passe por estresses em consultas médicas, você faria uma economia e tanto no fim das contas. Para se ter uma ideia, a maioria dos casos de cálculo renal em cães, são causadas pelo consumo de rações.
A pior coisa que existe é ver nossos amigos de 4 patas sofrendo de dores ou alguma doença. E nem conseguem nos dizer o que estão sentindo, o que dói o coração.
Com a alimentação natural, você estaria de fato, dando ao seu cão ou gato, mais vida, em todos os sentidos.
Todas as pessoas que já ajudamos até aqui, dizem que a vida e saúde dos seus animais mudaram da água para o vinho. Alergias, coceiras, estresse? Nunca mais.
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: “Agora eu sei que alimentação natural é melhor que ração, mas como faço para alimentar meu pet do jeito certo?”
Muitos interessados na área pet já estão estudando e evidenciando cada dia mais, as melhorias para o animal com a alimentação natural, conosco não foi diferente. Como o próprio nome do próprio blog já diz, nossa história de cuidado e atenção com os animais é um caso de amor.
Por isso reunimos os melhores materiais, com nossos profissionais parceiros e desenvolvemos um Pacote Especial que tem tudo que você precisa saber para implementar a alimentação natural na vida do seu pet.
Tudo que você precisa saber sobre:
- Frutas permitidas, proibidas;
- Quais melhores alimentos e alimentos do dia a dia;
- Como quebrar a monotonia alimentar com guloseimas;
Tudo isso na quantidade certa, com o preparo correto, para cães e gatos.
Com economia de tempo e dinheiro, pensando na saúde do seu companheiro, com o intuito único para que você e ele passem os melhores dias das suas vidas juntos e por muito mais tempo.
Mais saúde para seu pet e mais economia no seu bolso. A combinação perfeita.
Combinei com minha equipe que faria uma oferta especial para os leitores do Blog, e como você está aqui e já faz parte da nossa história, você terá 40% de desconto para adquirir o Combo Alimentação Natural para Pets, basta CLICAR AQUI!
Vale a pena conferir esse trabalho e melhorar a saúde do seu pet através da Alimentação Natural.
Até a próxima.
Equipe Um Amor De Pet!